28/09/2014 – Importância da Gestão por Processos

Os processos são essenciais para qualquer negócio, não temos dúvidas disso, mas independentemente disso, não podemos esquecer de que são ferramentas que engessam a sua organização em algum nível, tornando-a mais burocrática, dura e menos flexível. Se você não souber chegar ao equilíbrio sobre o que mapear e de como controlar os seus processos de maneira adequada, pode ter certeza que das duas uma, ou você terá uma série de processos mapeados em cadernos bonitos e engavetados, que não estarão sendo usados na sua realidade, ou você terá uma série de atividades desnecessárias e retrabalhos que só vão onerar a sua organização.

A gestão de processos é muito ampla e envolve diversos temas. Antes de mais nada, é importante sabermos que é preciso identificar os processos da organização (mapeamento de processos) e a partir daí todas as atividades serão vistas de forma integrada, permitindo conhecer seus processos e as atividades que os compõem. Em seguida, já é possível começar a pensar em gerenciar os processos identificados através de seus indicadores de desempenho, e, para isso, é necessário: entender o que é macro processo, processo, sub-processo e atividades; aprender a identificar processos críticos (cadeia de valor) e suas atividades dentro da organização. Após a modelagem e levantamento da situação inicial é possível começar a pensar na otimização dos mesmos.

Se você parar para observar as milhares de empresas que existem no mundo e a forma como elas prestam serviços, vai perceber que as melhores organizações, com maiores padrões de atendimento repetem as mesmas atividades de forma maestral. Esse processo independe se você está em uma cidade do Brasil ou em outra na Europa ou se você está sendo atendido por um jovem de 18 anos ou por um senhor de 60.

O equilíbrio entre processos e flexibilidade é a chave para uma empresa pouco burocrática e organizada. Isso tudo mostra a importância de uma cultura organizacional voltada para uma gestão de processos bem implementados.

Por isso a Arcos Consultoria acaba de relançar um dos seus produtos principais que é a Gestão por Processos. Visando a acessibilidade de micro e pequenas empresas dos mais diversos ramos de atividade e porte, a Equipe de Consultores da Arcos o subdividiu em três pacotes, conforme descrito na figura abaixo, de modo a facilitar e integrar as formas de aquisição do produto à demanda do cliente.

GESTÃO POR PROCESSOS

Acesse o nosso site http://www.arcosconsultoria.com.br e visite a aba de serviços oferecidos. Lá será possível visualizar com mais detalhes a configuração dos três pacotes da Gestão por Processos dentro da Categoria de Gestão da Qualidade.

Fonte: Texto baseado em material da empresa LUZ Planilhas Empresariais.

Anúncios

0 Responses to “28/09/2014 – Importância da Gestão por Processos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 38,685 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

setembro 2014
S T Q Q S S D
« maio    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: