09/09/2013 – O propósito por trás de uma escolha

images

O papel do administrador, assim como outras profissões, é o de utilizar as suas competências a serviço da sociedade, satisfazendo as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações em atender as suas necessidades.

Dia 09 de setembro, é a data em que estudantes e profissionais de Administração celebram o aniversário de sua profissão. Tal data não é por acaso, já que se trata do dia em que foi promulgada a lei que regulamenta e disciplina a profissão no Brasil (Lei Federal n° 4.769/1965).

Porém, mais que uma data comemorativa, o Dia do Administrador serve como um exercício de reflexão para atuais e futuros administradores, visto que a Administração não é só mais uma profissão ou um ganha-pão. Trata-se de uma vocação em prol do coletivo.

Individualmente, o ser humano busca satisfazer as suas necessidades fisiológicas e de segurança. Todavia, aspectos como estima e autorrealização dependem de interações do indivíduo não só com o ambiente, mas também com os seus semelhantes. Logo, o nosso bem-estar está condicionado à maneira como nos relacionamos com a sociedade da qual fazemos parte.

Em vista disso, a escolha de uma profissão deve abordar aspectos que vão além da simples acumulação de coisas, pois o que fica para a vida não é o que temos, e, sim, o que somos. Portanto, a vocação deve ser considerada em primeiro lugar, pois, assim, a satisfação se torna mais fácil, trazendo a reboque as demais realizações pessoais e profissionais.

Dessa forma, o papel do administrador, assim como o do economista, o do engenheiro, o do médico, o do advogado, o do pedreiro, o do motorista, dentre outras profissões, é o de utilizar as suas competências a serviço da sociedade, satisfazendo as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações em atender as suas necessidades. Não se trata de um cargo, de vinte centavos ou de vinte minutos de fama. Trata-se de ser humano, que consiste em transformar sinergicamente pensamentos em ações que beneficiem cada vez mais o todo. Do contrário, só nos resta o estado de natureza, onde sobrevive o mais forte e o fim se torna muito mais próximo.

Portanto, que o nosso dia seja de festa e de conscientização. Para tanto, as palavras de Fernando Pessoa são elucidativas e edificantes: “de tudo ficam três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que precisamos continuar e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar”.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus. E que os administradores continuem contribuindo com a conversão do pensamento em ação por meio de decisões eficientes e eficazes, com vistas à promoção da efetividade das organizações e da sociedade.

Por: Pedro Papastawridis.
Fonte: http://www.administradores.com.br/

Anúncios

0 Responses to “09/09/2013 – O propósito por trás de uma escolha”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.774 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: