25/04/2012 – Como estimar o fluxo de caixa para os próximos meses em uma empresa iniciante?

A parte mais sensível é a projeção de vendas. É bom começar a pensar no que acontecerá nos próximos meses que podem mudar o ritmo de crescimento das vendas

Por Ricardo Almeida*

“Como estimar o fluxo de caixa projetado para os próximos meses em uma empresa ainda recente no mercado, com aproximadamente um ano de existência? Quais ferramentas podem auxiliar nesta tarefa?”
Alex Prado

O primeiro passo é organizar as vendas mensais que a empresa teve no último ano de operação e calcular como se comportou o crescimento mensal das vendas em variação percentual mês a mês. A projeção é feita olhando para este crescimento e se perguntando: “vai continuar neste ritmo ou em um ritmo diferente?”. A resposta vai fazer com que você projete as vendas mensais para o ano seguinte. É claro que as informações são subjetivas, mas lembre-se que sua expectativa é que vai gerar algo a ser alcançado pela sua empresa. Isto que é importante. Todo mês, confira se tudo está indo de acordo com o esperado.

A parte mais sensível é a projeção de vendas. É bom começar a pensar no que acontecerá nos próximos meses que podem mudar o ritmo de crescimento das vendas. Cada negócio tem o seu e o empreendedor é a melhor pessoa para saber. As outras pessoas podem até ajudar, mas a melhor previsão é a do empreendedor, que conhece melhor o negócio.

As outras partes da projeção são dependentes das vendas:

Gastos: devem ser deduzidos das vendas esperadas e é essencial separar os gastos em: não dependentes das vendas (fixos) e dependentes das vendas (variáveis). Os gastos variáveis são um percentual das vendas enquanto os fixos aumentam com a inflação, em geral.

O resultado será o fluxo de caixa das operações e ele deve ser somado ao caixa que a empresa tinha no início do mês para se ter o caixa do final do período. Se ele for negativo, faltará dinheiro e é bom já pensar em como cobrir esta falta. Se for positivo, pode se pensar em investir ou então em planejar uma distribuição de lucros para melhorar a qualidade de vida do empreendedor.

Utilize uma planilha – como as do Excel – que identifique as vendas e gastos relevantes com clareza e organize seu sistema de informações. Procure ter um canal de comunicação com os clientes atuais e potenciais para obter informações para ajudar nas suas projeções de vendas e um controle dos gastos que ocorreram a partir do extrato da empresa e das notas fiscais de compra.

* Ricardo Almeida é professor de finanças do Insper

Fonte:http://revistapegn.globo.com

Anúncios

0 Responses to “25/04/2012 – Como estimar o fluxo de caixa para os próximos meses em uma empresa iniciante?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 39.766 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: