02/04/2012 – Como saber se minha empresa é franqueável?

A empresa franqueadora precisa dispor de recursos para formatar o seu produto, montar estruturas administrativas, captar os primeiros franqueados, mantendo a excelência mesmo com prejuízo inicial, pois só após a rede ter um certo número de franquias é que poderá atingir o ponto de equilíbrio, passando a ser rentável. A estrutura tem de crescer de acordo com a expansão da rede, acompanhando-a, para que os recursos sejam bem aplicados e os franqueados, bem atendidos. Atirar-se ao mercado sem preparo pode “queimar” a marca e o produto, e superdimensionar a estrutura destinada à expansão da rede pode representar desperdício de recursos que farão falta mais tarde ou até poderão torná-la inviável.

Por isso, torna-se imprescindível realizar uma análise minuciosa de mercado fazendo um levantamento dos seus concorrentes, identificando seu público alvo, observando o comportamento do consumidor, fazendo um levantamento do consumo per capta, da cadeia de valor do seu produto para a concepção do negócio além de definir a sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos.

Além da análise de mercado, deve-se analisar as finanças realizando projeções de resultado, identificação do ponto de equilíbrio econômico financeiro, análise dos indicadores de liquidez e rentabilidade, determinação do capital de giro, montagem do plano de vendas, além de acompanhar todos os parâmetros financeiros a serem estabelecidos na relação franqueador-franqueado.

Após as análises de mercado e financeira, é preciso analisar a complexidade da operação, identificar o efetivo da mão de obra necessária para a operação do negócio, desenvolver os manuais (padrões) do franqueador e do franqueado.

Portanto para pensar, levantar, administrar essa estrutura há que existir a figura do franqueador, lançando mão de criatividade, ousadia, planejamento, controles, lideranças, persistência, paciência, parcerias, recursos, aprendizagem contínua, muito trabalho etc. O franqueador isolado ou com sócios, pessoa física ou jurídica, é absolutamente essencial como líder, comandante, motor, oxigênio, radar, engenheiro, advogado, mecânico de todo o processo.

Quando a rede cresce, o franqueador pode formar estruturas empresariais mais completas. A força pessoal do franqueador é substituída pela força da organização, que, no entanto, não pode prescindir das qualidades já mencionadas para a pessoa física: devem continuar existindo criatividade, ousadia, entusiasmo etc.

Segundo Daniel Plá, em seu livro Tudo sobre franchising, para analisar as condições de franqueabilidade são estes os itens que o franqueador precisa observar:
– Ter profundo conhecimento da operação do seu negócio;
– Testar exaustivamente a operação antes de estabelecer uma franquias;
– Contar com sólida base financeira;
– Arcar com os custos de implantação das dez primeiras unidades;
– Ter um padrão operacional difícil de ser copiado pela concorrência e fácil de ser reproduzido por treinamento ao franqueado;
– Dispor de vantagem competitiva;
– Verificar a margem de lucro oferecida pelos produtos;
– Ter disponibilidade financeira para custear o fundo de promoção;
– Jamais isentar o franqueado do pagamento de royalites;
– Ter em funcionamento um sistema de controle administrativo que garanta ao franqueado uma visão completa de sua operação;
– Ter amplo conhecimento da marca;
– Ser capaz de delegar poderes.

Em nossa próxima postagem apresentaremos as vantagens e desvantagens do franqueador.

Bons negócios!

(Trechos retirados do livro: Franquias: bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares. Autor: Percival Maricato.)

Anúncios

0 Responses to “02/04/2012 – Como saber se minha empresa é franqueável?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.774 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: