27/03/2012 – A História da Qualidade e Produtividade no Brasil

Escrito por: Zafenate Desidério.

Hoje quero falar sobre a Qualidade e sua história no Brasil, resolvi abordar o artigo baseado em um livro muito interessante chamado A História da Qualidade e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade que recebi do Inmetro em 2008, que tem como autores Waldir Algarte e Delma Quintanilha publicado no ano de 2000 com apoio do Senai, CNI e Inmetro, foram impressos apenas 1.000 exemplares.

O artigo foi escrito baseado no conteúdo do livro apresentado, elaborei o resumo de algumas páginas que fazem referência a este tema

A história inicia-se no final do século XIX, nesta época a economia tinha como base a agricultura e o produto responsável por 50% das exportações na época era o café.

Além do café o Brasil também exportava cacau, açúcar, algodão e borracha, matéria-prima essencial na 1° guerra, com esta mesma guerra a exportação do café teve uma considerável queda, mesmo tendo o aumento nas exportações da borracha, o Brasil da época enfrentou uma forte crise financeira, tendo sua recuperação nas décadas de 20 e 30, quando o Brasil teve novo aumento na exportação de café, que chegou a alcançar 69,5% do total das exportações de 1930.

No meio do século o Brasil teve seu início na indústria, mesmo não tendo o apoio do governo brasileiro, pois este era mais interessado na produção agrícola.

Durante a 1° Guerra Mundial (1914 – 1918) com a falta de produtos fabricados na Europa, o Brasil com forte intenção acelerou o investimento na industrialização, iniciando seus processos de manufatura na área têxtil.

Embora os grandes fazendeiros defendiam a produção do café, o Brasil teve seu SURTO INDUSTRIAL em São Paulo com a implantação de diversas fábricas de tecidos, calçados e chapéus.

No início do século XX os grandes fazendeiros e usineiros de açúcar importavam seus carros dos Estados Unidos e Europa, tendo como Alberto Santos Dumont em 1981 o primeiro importador de veículos, na época um Pegeout para o conde Fransisco Matarazzo.

Logo depois a Ford Company iniciou suas atividades na indústria de veículos no Brasil, com a sua fundação em 24 de Abril de 1919 chamando de Ford do Brasil, tendo como seu fundador Henry Ford , Já em 1° de maio daquele ano era montando o primeiro carro no Brasil. O Ford modelo T.


Modelo T: Henry Ford dirigi seu primeiro sucesso

Logo após a revolução de indústrias no Brasil, também chega em 1923 a General Motors, produzindo somente veículos comerciais. Porém o Brasil encontrou uma dificuldade que era a mão de obra Qualificada, pois esta mesma era formada por colonos vindos das fazendas de café e também imigrantes italianos e espanhóis, sendo que em 1930 devido a crise na cultura do café, estes começaram a migrar para São Paulo em busca de emprego

Outro fato importante que considero é que durante a crise do café, houve o desinteresse no crescimento das importações dos veículos, e não permitiu também que houvesse o desenvolvimento da produção de automotores.

Um segundo fato é que no Brasil não existiam siderúrgicas e as empresas metalúrgicas estavam voltadas para fabricação de peças de reposição para máquinas da indústria têxtil, máquinas de beneficiar café e equipamentos de usinas de açúcar, implementos agrícolas e utensílios domésticos.

O Brasil nos primeiros 50 anos se tornara um mero importador, através de simples montagens e produção de peças para reposição.

Durante o governo Juscelino Kubitscheck ocorreu um passo importante para a indústria no Brasil, com a criação em 1956 do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística).

Logo em 1958 tivemos também a instalação de primeira fábrica de motores a gasolina do Brasil, Trata-se da nova fábrica da Willys-Overland do Brasil S.A., destinada a produzir os motores para os Jeeps Willys brasileiros, sua capacidade de produção era de 20.000 motores por ano.

Após a inserção do Plano de Metas do Governo, houve a definição de metas para nacionalização e produção, 50 anos depois o Brasil incorporou-se a este padrão produtivo na indústria automobilísticas, onde houveram investimentos e padronização destes processos.

Uma observação que achei muito interessante é que o segredo desta produção foi no desenvolvimento de peças intercambiáveis e na facilidade de ajustar entre si. Surgindo então a preocupação do controle rígido da Qualidade, neste momento a indústria estabeleceu controles para assegurar que os fornecedores tivessem um rígido sistema de garantia da Qualidade.

Então o Brasil chega em um padrão de qualidade mundial, e seus produtos foram considerados iguais ou similares aos importados, ou em muitos casos melhores.

Neste momento utilizando já de métodos de Gestão com o foco de aprimorar a Qualidade de seus produtos e aumentar a produtividade para uma maior competitividade no mercado nacional e internacional.

Então temos na indústria automobilísticas as raízes da Qualidade no Brasil, desempenhando um papel fundamental na formação da cultura da Qualidade, e hoje absorvida pelas principais indústrias de bens e consumo duráveis.

Espero que tenha gostado deste artigo, onde menciono um fato histórico, e você que faz parte da Qualidade participe no melhor desempenho desta história garantindo a evolução e excelência.

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br

Anúncios

0 Responses to “27/03/2012 – A História da Qualidade e Produtividade no Brasil”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 39.766 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: