14/03/2012 – A importância do diálogo

Caros leitores e admiradores da ARCOS Consultoria,

Participei de uma oficina de comunicação onde foi abordada a importância do Diálogo. O trabalho desenvolvido surtiu um positivo efeito, pois foi capaz de provocar em todos nós, participantes, uma reflexão sobre nossos comportamentos na nossa vida pessoal e corporativa. A partir dessas reflexões chegamos a algumas conclusões importantes de que, hoje, estamos menos tolerantes com os outros, falta colaboração mútua, dificuldade de entender que o outro é diferente da gente, desvalorização da idéia do outro, falta de fé (crença) na capacidade do outro, todos querem ser ouvidos, mas não querem ouvir o outro. Isso tem travado o diálogo entre as pessoas e por isso as guerras e conflitos.

Sob efeito do resultado positivo que a oficina de comunicação gerou em mim, convido vocês a refletirem também a partir da leitura do texto a seguir cujo título é: O Diálogo, escrito por Paulo Freire.

Boas reflexões a todos!

Danhil Medeiros.

O DIÁLOGO
(Paulo Freire)

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo. O diálogo, como encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus pólos (um deles) perdem a humildade.

Como posso dialogar, se me admito como um homem diferente, virtuoso por herança, diante dos ou meros “isto”, em que não reconheço outros eu?

Como posso dialogar, se me sinto participante de um “gueto” de homens puros, donos da verdade e saber, para quem todos os que estão fora são “essa gente”, ou não “nativos inferiores”?

Como posso dialogar se parto de que pronúncia do mundo é tarefa de homens seletos e que a pressa das massas na história é sinal de deterioração que devo evitar?

Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?

Como posso dialogar se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?

A auto-suficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito o que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais.

Não há também, diálogo se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens.

A fé nos homens é um dado apriori do diálogo. Por isto existe antes mesmo de que ele se instale. O homem dialógico tem fé nos homens antes de encontrar-se frente a frente com eles. Esta, contudo, não é uma ingênua fé. O homem dialógico, que é crítico, sabe que, se o poder de fazer, de criar, de transformar, é um poder dos homens, sabe também que podem eles, em situação concreta, alienado, terem este poder prejudicado. Esta possibilidade, porém, em lugar de matar no homem dialógico a sua fé nos homens, aparece a ele, pelo contrário, como um desafio ao qual tem de responder. Está convencido de que este poder de fazer e transformar, mesmo que negado em situações concretas, tende a renascer. Pode renascer. Pode constituir-se. Não gratuitamente, mas na luta por sua libertação. Com a instalação do trabalho não mais escravo, mas livre, que dá a alegria de viver.

Sem esta fé nos homens, o diálogo é uma farsa. Transforma-se, na melhor das hipóteses, em manipulação adocicadamente paternalista.

Ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo se faz uma realização horizontal e a confiança de um pólo no outro é conseqüência óbvia. Seria uma contradição se, amoroso, humilde e cheio de fé, o diálogo não provocasse este clima de confiança entre seus sujeitos.

Anúncios

0 Responses to “14/03/2012 – A importância do diálogo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.261 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: