05/03/2012 – Modelo de Gestão das Franqueadoras

Ana VecchiPor Ana Vecchi*

Pesquisa realizada pela Vecchi Ancona Consulting, em junho de 2011, junto a 85 empresas franqueadoras filiadas à ABF, participaram marcas de todos os segmentos e portes, permitiu extensa visão sobre o mercado atual de franquias.

Índices interessantes de serem observados, nos mostram a mudança em alguns aspectos, antes nem tão claros ou observados no setor:

* 46% das empresas já foram contatas para possível venda. 86% dos franqueadores se vêem como empreendedores em busca de negócios sérios e consolidados, sob planejamento estratégico consistente. Visão de longo prazo que torna o negócio atraente e vendável no futuro.

* Em termos de faixa etária, prevalecem dirigentes mais jovens, o que nos faz refletir sobre os aspectos de sucessão nas franqueadoras, empresas tipicamente familiares, o que já vem ocorrendo em algumas empresas.

* 90% investe na qualificação da equipe franqueadora, o que demonstra uma mudança em relação a uma década atrás onde acreditava-se que um contrato rigoroso e manuais operacionais eram suficientes para garantir um bom padrão de desempenho à rede. O capital humano e seu conhecimento passou a ser mais valorizado e investido.

* 62,1% acreditam que o sistema de franchising vem se profissionalizando de forma aceitável e 20,7% lenta. Esses índices fortalecem a preocupação e o índice anterior na busca de informações, veículos especializados e cursos para profissionalizar mais as equipes franqueadores para suprirem suas redes na formação gerencial e operacional de franqueados e equipes.

* O questionamento relação Franqueador/Franqueados: os números apresentados são interessantes, se somarmos os índices – Boa, Muito Boa e Excelente, tendo como resultado 89,6%. Porém, se analisarmos que apenas 41,4% considera que a relação é Boa, faz-se uma auto crítica de que há o que melhorar e que esse papel, é basicamente do franqueador. Consideramos visão positiva de propostas de melhorias e menos conflitos.

Índices que indicam quanto os franqueadores crêem que perfil de comportamento de uma rede é consequencia da cultura e atuação da equipe franqueadora. Se franchising é a reprodução de um modelo que nasce de uma ou mais unidades da marca e se torna franqueadora, os números apresentados são razoáveis, porém o ideal seria que eles tendessem mais ao menos 80%.

O resultado significa que, de certa forma, os franqueadores aceitam, ou não conseguem manter o DNA/cultura de suas empresas no modelo das redes. Isso permite que, em algumas unidades não padronizadas ou com perda do conceito real do negócio, o consumidor questione a qualidade, o negócio, a marca.

Flexibilizar alguns aspectos do negócio conforme regionalidade, não significa permitir a descaracterização do negócio, perder o DNA. Tampouco eximir-se da responsabilidade de transferi-la aos franqueados, o que faz parte do passado do franchising brasileiro.

Se por um lado os franqueadores não são unânimes em afirmar que a rede seja um espelho de seu modelo, por outro lado é em treinamento onde mais acham que devem investir. Isso denota também que se Recrutamento e Seleção de Franqueados representam 62,5% do investimento e os 75% em treinamento podem “consertar” os erros da seleção/expansão.

O foco se mostra, ainda, mais operacional com meta em ocupação de mercado que estratégico uma vez que os índices de Estudo de Tendências de Mercado e Geomarketing, Análise da Concorrência e TI são tão menores em relação aos 3 prioritários.

*Diretora da Vecchi & Ancona Consulting.

Fonte: Revista Franquia & Negócios, out/nov 2011, pág. 74.

Anúncios

0 Responses to “05/03/2012 – Modelo de Gestão das Franqueadoras”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 39.766 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: