24/02/2012 – Franquias: Expansão de marcas é o que atrai investimento de empresários

Foto: Divulgação – Especialista conta que cresceu número de empresas que abrem suas portas com uma formatação viável para uma rede de franquia

Novas empresas brasileiras estão nascendo com a vocação de se transformar em uma rede de franquias. Os empresários acreditam que a marca crescerá e terá uma expansão positiva ao se tornar franquia. A advogada e consultora da área de franquias, Marina Nascimbem Bechtejew Richter, afirma que cresceu muito o número de empresas que já abrem suas portas com uma formatação viável para uma rede de franquia.

“Este é um movimento que cresce a cada dia. A vantagem é que há uma expansão da rede com investimentos de terceiros, podendo essa expansão ser mais acelerada e ainda estruturada, já que o negócio já nasceu para se tornar uma rede de franquia. Com isso, há um crescimento forte para um negócio como um todo”, diz a advogada.

“A desvantagem é que por essa expansão se dar através de terceiros, existe um risco maior da ocorrência de falhas no sistema, e esses riscos aumentam ainda mais quando a rede não está preparada para se transformar em uma rede de franquia”, aponta.

Em São Paulo, são dois exemplos de marcas que nasceram recentemente e que já estão decolando seu projeto de franquias. São a Wondercakes e a Split Açaí. As duas são do ramo de alimentação e já criaram o negócio de uma forma profissional que facilita a transformação.

“Na concepção do negócio fizemos tudo de forma extremamente profissional e já definimos fornecedores, padronizamos a arquitetura das lojas, material a ser utilizado, etc. Além disso, a marca já nasceu com normas e procedimentos de utilização, manuais de marketing e vendas” afirma a empresária Paula Kenan, da Wondercakes.

Na visão da empresária Cristiane Zanata, da Split Açaí, a principal vantagem em formatar seu negócio em franquia é a de promover a marca por meio de lojas franqueadas. “Queremos virar a maior marca de referência para o consumidor brasileiro em relação a alimentação saudável. A franquia representa para nós a melhor forma de ter um crescimento estruturado numa alta velocidade”, explica.

A formatação das franquias envolve o desenvolvimento da COF (Circular de Oferta de Franquia), pré-contratos, contratos, análise do retorno do investimento, análise de custo e desenvolvimento de mix de produtos.

A Wondercakes já está iniciando o seu processo de expansão. “Trata-se de um momento que deve ser estudado com cuidado. Levamos um tempo para vender novas franquias porque acreditamos que qualquer pessoa que invista numa rede de franquias procura, acima de tudo, segurança e know how. Isso só é possível se a empresa já passou por uma fase de amadurecimento e consolidação da marca”, diz Paula.

Fonte: http://www.tribunatp.com.br

Anúncios

0 Responses to “24/02/2012 – Franquias: Expansão de marcas é o que atrai investimento de empresários”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 39.766 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  
Anúncios