07/12/11 – Qual é a sua vocação?

A palavra vocação vem do latim, vocare, que significa chamar.

Portanto a vocação é um chamado. Um chamado para uma atividade, singular e única para cada indivíduo. Um chamado para entrarmos em contato com nossa essência e realizarmos aquilo que acreditamos profundamente que estamos destinados a realizar.

Este chamado pode se materializar através de um trabalho, um ofício, um hobbie, um estilo de vida ou um simplesmente um comportamento.

Encontrar este chamado único e dedicar-se a ele de corpo e alma traz um sensação de realização, de plenitude e de sentido à vida.

Não se trata de algo fácil de se descobrir. Afinal vivemos em um momento do desenvolvimento da sociedade humana, especialmente a ocidental, em que todos são preparados desde cedo para ocupar seu posto em uma empresa, a ganhar dinheiro para se sustentar e construir um patrimônio. Estas são as regras básicas do jogo, as quais precisamos respeitar.

Neste caminho somos instruidos por nossos pais, imbuídos da maior das boas vontades, de que o importante é estudar e ir bem na escola, para obtermos um bom emprego e garantirmos o futuro.
Não há muito espaço para dons artísticos, para o sentimento, para a emoção ou para a intuição.

Vivemos a síndrome do “você tem que ser médico, engenheiro ou advogado”. São profissões que podem ser muito gratificantes para alguns, mas certamente não para todos.

Aliado a isto vivemos a era do consumismo. O que sustenta esta grande bicicleta que não pode parar de ser pedalada, chamada de sociedade capitalista, é o consumo. Este oceano de mensagens de marketing em que vivemos submersos nos convence, todos os dias, de que ser feliz é ser um consumidor realizado. Porém logo percebermos que o consumo é uma realização vazia. A felicidade trazida por um carro novo, um celular novo, uma roupa nova é fugaz e se dissipa rapidamente, deixando em seu lugar um vazio, um vazio que acreditamos que precisa ser preenchido por algum outro produto ou serviço.

O que pode nos trazer uma realização real, concreta e duradoura é encontrarmos nossa vocação.

 E como descobrir qual minha vocação?

O primeiro passo é acreditar que cada ser humano nasce com esta vocação. Acreditar que você carrega a sua ai dentro, em algum lugar.

O segundo passo é deixar-se levar pelo assunto, pela emoção, pela sensação. Despir-se de auto críticas, das bagagens e dos sonhos de terceiros que costumamos carregar como se fossem nossos.

É dar a chance para que esta força interna adormecida, comece devagarinho a sair do estado de hibernação e possa, aos poucos, acordar, se espreguiçar, olhar ao redor e a se manifestar de forma mais presente e real, nos permitindo então alterar não apenas a nossa existência, mas também a existência dos que conosco convivem.

Autor: Roberto Caldeira

É adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro “os Segredos do Entrevistador”, com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br

Anúncios

0 Responses to “07/12/11 – Qual é a sua vocação?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.774 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: