20/10/2011 – Você é quem você comunica

Autor: Reinaldo Passadori

Na sociedade moderna uma das principais atribuições de um líder é comunicar-se com todos que o cercam. Relacionar-se com seus superiores, com seus pares, com seus subordinados, com pessoas de outros departamentos, clientes, fornecedores e, em especial, com públicos diversos, quer seja em palestras, apresentações ou até um discurso de improviso, agradecimento ou homenagens, aberturas ou fechamento de cursos e seminários. Isso quando, não raro, é convidado para falar de improviso ou conceder entrevistas, falar sobre suas idéias, nem sempre programado.
Exercer o papel de comunicador faz parte das atribuições de um líder, por essa razão costumamos dizer que ele o líder é, por excelência, ou deveria ser, um exímio apresentador em público. Essa competência é requerida em reuniões, convenções de vendas, negociações e eventos empresariais diversos. É natural, que você líder, tenha assistido a inúmeras apresentações, algumas foram marcantes, interessantes e até impactantes. Por quê? A explicação mais comum é que o palestrante era ótimo, soube prender a atenção da platéia e transmitiu informações úteis de maneira tão agradável que ninguém sentiu o tempo passar.

Respostas assim não representam apenas um elogio, mas também que uma boa palestra, aula ou discurso, bem sucedido reveste-se de um conjunto de variáveis que se devidamente organizadas geram resultados positivos, seja na imagem do apresentador, na liderança que ele exerce, ou nos negócios que ele representa. Para um líder, a apresentação significa uma oportunidade poderosa de interação e para a comunicação de idéias, mais uma razão para ser planejada, estruturada e preparada cuidadosamente.

Dentre características de uma apresentação, como a voz, o corpo, os gestos, e como enfrentar a timidez, destaca-se o fundamento intelectual, o conjunto de idéias e argumentos, o fio condutor do raciocínio, permeado por exemplos e ilustrações que dão o brilho e o colorido, facilitando a compreensão da audiência e encantando cada um dos seus componentes.

Uma apresentação intelectualmente bem desenvolvida precisa de um bom plano de ação, que considera as seguintes características:

Tema – Representa a espinha dorsal do projeto e é o assunto sobre o qual se irá falar.

Propósito – Trata do motivo da apresentação, se é informativa, persuasiva, motivacional, de entretenimento ou mista

Análise do Público Alvo – Considerando número de participantes, suas características, pontos de convergência ou divergências, homogeneidade ou heterogeneidade, faixa etária formação e eventuais outros detalhes.

Tempo – Defina o tempo da apresentação, que deverá ser rigorosamente obedecido.

Na seqüência, vem a preparação, que abrange:

Objetivo – Estabelece o que se espera que as pessoas façam a partir da apresentação.

Desenvolvimento do conteúdo – É o conjunto ordenado das idéias, argumentos e contra-argumentos apresentados ordenadamente e com clareza e coerência.

Estruturação – Define como começar, desenvolver e concluir a apresentação.

Ilustrações – São os exemplos, gráficos, figuras, histórias que serão contadas.

Uso de Recursos Audiovisuais – Preparados com competência, técnica e objetividade. São recursos de apoio para a apresentação ficar atraente e eficaz. Um dos mais comuns e atualmente utilizados são os recursos de “Power Point”.

Ensaio Geral – É o momento de treinar e ganhar confiança, fazendo ajustes, dando aquele toque refinado de acabamento.

Assim, passo a passo, uma apresentação tecnicamente estruturada pode ser o grande fator impulsionador para um líder cumprir efetivamente o seu papel, utilizando com maestria e aperfeiçoando constantemente a sua habilidade de se comunicar e influenciar pessoas.

Fonte: Você é quem você comunica | Portal Carreira & Sucesso

Anúncios

0 Responses to “20/10/2011 – Você é quem você comunica”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.262 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: