15/09/2011 – Seja seu próprio coach

Assim como na vida, em algum momento da trajetória profissional será preciso enfrentar desafios e fazer escolhas certas para crescer. Para ajudar a superar os obstáculos, tomar as decisões certeiras e atingir objetivos na carreira existe um método comprovadamente eficaz: o coaching. Esse tipo de aconselhamento leva à evolução pessoal e, como o próprio nome diz, necessita da colaboração de uma espécie de treinador (coach, em inglês). Mas, com o dobro de comprometimento, disciplina severa e força de vontade, se pode tentar aplicar a técnica por conta própria.

Conforme explica a psicóloga Débora Pereira Ribeiro, sócia da Coach Consultoria em Desenvolvimento Humano, o método pressupõe o relacionamento de duas pessoas. Por isso, organizá-lo e sem o auxílio de outra pessoa exige muito mais rigor a esse profissional:

– O desafio será o mesmo de fazer uma dieta sem o acompanhamento de um médico ou um nutricionista. Vai exigir muito mais da pessoa, vai depender unicamente dela e exigirá um esforço extra – acrescenta Débora.

A psicóloga aconselha a quem se propuser a empregar a técnica em si mesmo, que compartilhe seu planejamento com alguém de confiança:

– Essa pessoa irá ajudar no processo de reflexão, a fazer as perguntas certas. Também cobrará o cumprimento das tarefas nos prazos estabelecidos e, principalmente, será um incentivador – acrescenta.

O plano de ação, afirma Fernando Viel, presidente da Viel Treinamentos – Academia de PNL e Coaching, está diretamente ligado ao estado emocional de quem se propõe cumprir um objetivo. Por isso, sugere, quando se trata da carreira, a primeira pergunta que o profissional deve fazer a si mesmo é: “O que eu faria com paixão, mesmo se não fosse pago?”

– Para atingir o sucesso e, consequentemente, um retorno financeiro, se faz necessário que a meta esteja relacionada ao prazer. Mas também é preciso ter razões fortes para crescer na carreira. O sentimento estimula, a razão move – destaca Viel.

Especialistas recomendam a quem se propuser seguir um plano estratégico próprio que anote os seus alvos e os detalhes do percurso trilhado para conquistá-los. Assim, fica mais fácil cumprir os prazos e manter-se estimulado durante o processo.

Uma das formas mais modernas de fazer isso é por meio de ferramentas de coaching online. Pensando nisso, o coach Carlos Pozzobon criou o Programa de Evolução Intencional (PEI). Trata-se de um sistema totalmente online de diagnóstico avançado via web. A partir da identificação de adversidades e oportunidades, o usuário descobre quais competências deve desenvolver, equilibrando realização pessoal e desempenho profissional. Assim, descobre como atingir esses objetivos.

– No momento em que a pessoa se cadastra, somente ela tem acesso ao que está guardado lá. Então, vai cumprindo uma etapa de cada vez até atingir seus objetivos – detalha Pozzobon.

O coach salienta que o programa traça um perfil do usuário – com a sua visão, missão, valores, pontos fortes e o que tem a desenvolver –, que depois pode ser encaminhado a um especialista, abreviando etapas do processo.

O advogado Flavio Alexandre Acosta Ramos utilizou a ferramenta por aproximadamente seis meses e se instigou a cumprir metas de médio e longo prazos, entre elas, alguns desafios profissionais.

– O programa em si não proporciona um desenvolvimento profissional, mas possibilita definir objetivos e traçar planos que, se realizados, proporcionarão isso. O programa ajuda a pensar a carreira, mas não descuida da interação da pessoa com a sociedade, mostrando que é importante ter uma missão socialmente relevante – salienta Ramos.

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br

Anúncios

0 Responses to “15/09/2011 – Seja seu próprio coach”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-nos

Estatísticas do Site

  • 40.774 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros seguidores

Agenda

setembro 2011
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: