01/09/2011 – O que é Qualidade?

Um dos pontos mais importantes no desenvolvimento da melhoria continua é o envolvimento de todos no cumprimento na realização de metas, mas e você? sabe responder o que defina a realização da Qualidade?

Muito se fala em Qualidade envolta da produtividade, mas o que realmente prospecta e determina a Qualidade efetiva?

Ação corretiva?
Ação preventiva?
Envolvimento das pessoas?
Treinamento?
Controle e rastreabilidade?
Procedimentos e normas?
Ferramentas da Qualidade?
Planejamento?
Indicadores analíticos?
Analisar a ciência da Qualidade é relacionar os fundamentos envolvidos nos objetivos de uma necessidade, ou seja, melhorar para que? Ou porque buscar solução baseada na melhoria da Qualidade?

Os fundamentos clássicos da Qualidade é prevenir e corrigir, mas seria este o que determina algo com Qualidade? Realmente não, se existe a necessidade de prevenção é porque existem problemas, e se a correção acontece de fato o problema existe.

Indústrias do mundo inteiro usam como base de garantia da Qualidade, métodos antigos para a chamada solução do problema, e mascarar a chamada Qualidade através de normas internacionais de geram um estrelismo do sucesso.

Embora cada individuo possua um ponto de vista diferente, como podemos afirmar que a Qualidade está na eficiência da produtividade relacionada a diversos fatores?

Qualidade é sim, a confirmação de algo realizado de maneira completa em seu todo, neste caso quando não conseguimos alcançar este TODO, de fato usamos métodos para assim alcançar a tão sonhada Qualidade.

Não adianta achar que certificados resumem a Qualidade se as pessoas não completam este processo de forma permanente, por isso vem o processo de rotatividade, onde a Qualidade se compromete.

Neste ponto temos o fator humano o principal agente de transformação para a melhoria e efetividade, mas não podemos achar que a segurança está apenas no conhecimento e na realização, sim, ela está na estrutura da realização, onde não pode-se considerar desvios.

Um pouco difícil este entendimento, mas de fato a pergunta sempre continuará, não sendo através de uma visão individual, e sim na realidade da ação do coletivo.

Resumindo este artigo, fica a pergunta, qual é a principal razão para a realização da Qualidade na sua empresa?

Zafenate Desidério

Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br

2 Respostas to “01/09/2011 – O que é Qualidade?”


  1. 1 gil 01/09/2011 às 16:40

    Muito bom! É importante que as pessoas internalizem esse conceito

    • 2 arcosconsultoria 02/09/2011 às 07:41

      Gil,

      Agradecemos seu comentário. Você é um de nossos maiores leitores.

      Pretendemos sempre estar munindo os nossos leitores e apreciadores (assim como você) com informações atualizadas e interessantes para a vida profissional.

      Sempre que quiser sugerir ou opinar em alguma coisa fique a vontade, pois suas sugestões são extremamente importantes.

      Grande abraço,

      Equipe ARCOS Consultoria.


Deixe um comentário




Estatísticas do Site

  • 46.143 Acessos

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 8 outros assinantes

Agenda

setembro 2011
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930